domingo, 13 de março de 2011

Perdidos em Recife

Já é o segundo ano consecutivo que passo o carnaval em Recife. E nesses dois anos, eu conclui através de um estudo empírico, que os recifenses não conhecem nada da sua cidade.

Após terminar o show de Lenine no Recife Antigo, lá pras duas e tantas da manhã, saímos eu e Clau para pegar um táxi e voltar a pousada. O problema era que a pousada ficava no centro, bem perto do antigo (onde aconteceu o show) , e, seja Salvador ou Recife, taxista é tudo igual. Sabia que ia ter dificuldade de encontrar algum para nos levar.

Depois de mais de 40 minutos tentando e levando "Não levo porque é perto", resolvemos entrar no táxi e só lá dentro falar o destino. Conseguimos entrar em um, no meio da guerra de pessoas que estavam com o mesmo objetivo.

- Vai pra onde? (com aquele sotaque pernambucano)

- Porra, pode seguir ai... (com o meu sotaque baiano. hehehe)

- Mas seguir por onde?

- Tu sabe onde é a Universidade católica? É perto de lá.

- Acho que sei. É aqui perto né?

Pronto, agora ele já sabia que era perto, e que ia se fuder. Mas não tinha jeito e ia ter que levar. Depois de seguirmos um tempinho pelas ruas de Recife, ele chegou ao prédio da Universidade Católica.


- Pronto, a Católica é aqui, e agora?

- Agora...?

- É... Vamos pra aonde?

O problema era que eu não sabia como chegar na pousada a partir do prédio da universidade. Foi ai que me lembrei de outro ponto de referência que ficava mais próximo da pousada.

- Tu sabe onde é a Contax?

- Contax? O que é isso?

- É uma empresa de telemarketing.

- Sei não.

- É por que, a pousada é perto da Contax. Se chegar lá, eu sei.

Eu confesso que estava perdidinho, não fazia idéia de onde estava e nem de como chegar a pousada. Seguimos rodando a uma velocidade baixa, até o taxista avistar um senhor, sentado em uma cadeira plástica no meio da rua. Encostamos...

- Boa noite, o senhor sabe onde fica a Contax?

- Contax? Eu acho que é seguindo ai em frente.

- Em frente...

- Não, pera ai... Acho que é voltando.

- Voltando...?

- Olha, acho melhor perguntar ali naquele posto.

Havia um posto de gasolina no final da avenida. Resolvemos ir lá. O taxista encostou em um dos frentistas e perguntou...

- Boa noite. Sabe informar onde fica a Contax aqui?

- Contax? O que é isso?

Eu entrei na conversa.

- Boa noite amigo, e a Pousada Solar do Lazer, você conhece?

- Solar...?

- Do lazer, rua Bernando Guimarães.

- Solar... Não, não...

- Porra.

- Não. É melhor tu perguntar aquele taxista ali, visse.

Um outro taxista estava abastecendo no mesmo posto. Meu nervosismo já havia tomado conta de mim e eu já liberava no pensamento "caralho, que merda, puta que pariu". O meu taxista encostou janela com janela no colega de profissão e começaram a conversar.

- Eai, Beleza?

- Opa.

- Venha cá, tu sabe onde fica a Contax?

-Contax?

- É, to querendo levar esses passageiros na pousada que fica do lado dessa Contax.

- Contax...? Deixa eu ver... Contax, Contax...

- E a Pousada Solar do Lazer? Fica na rua Bernardo Guimarães.

- Acho que sei onde fica a Contax, venham me seguindo que vou levar até lá.

Nessa hora eu pensei, "Esses caras armaram alguma coisa, vão ficar rodando comigo e levar todo meu dinheiro". Mas eu não tinha outra opção, fiquei atento, um olho no motorista e o outro no taxímetro. Depois de uns 5 minutos seguindo o outro taxista, eu comecei a me sentir mais familiarizado com as ruas. Sentia que estava perto. Até avistar o letreiro luminoso e gritar...

- Ali!

- O que?

- A Contax.

- Ah! Ali.

- Pronto, a rua de trás fica a pousada.

O motorista da frente acenou com a mão, buzinou e seguiu. Paramos em frente à Pousada. O taxímetro marcava bem mais que a corrida do dia anterior para o mesmo lugar.

- Dezessete e cinqüenta.

- Poh, ontem pegamos um táxi pra aqui e deu oito reais.

- É por que não conheço muito essa região aqui.

- Eu percebi!
 


Conclusão: Os taxista de Recife também são espertos pra caralho.

35 comentários:

Mell disse...

Moral da História: compra um GPS filhôôôôô!!!! Taxista é uma raça! Sao todos iguais!!!

bia santos disse...

Os taxistas de qualquer cidade, sempre acham um jeito de tirarem uma grana a mais dos turistas...

Lenine no Recife? Deve ter sido ótimo...

Que saudades dos seus posts...

Não suma de novo não, viu Gustavo...

Fernanda disse...

kkkkkkkkkkkkkk rachei de rir aqui ... que paciência ein... taxista parando pra pedir informação em posto de gasolina pro povo que tá sentado na rua... pergunta pra ele: você é taxista novo? hahahha

Cobrou mais que o dobro. HIUDSAHIDHS É aumento no carnaval!
Adoro essas histórias.

Bejos Gu :)

Andre Mansim disse...

Hahahahahahahahha o cara que mandou vc comprar um gps tá certo, hahahahahahahahaha.

Paulo Cheng disse...

Bicho, moro aqui em Olinda e passo perto da CONTAX pra ir pra facul, a Contax não é tão conhecida, por incrivel que pareca, pois é uma empresa de cobrança de telemarketing e não há anuncio ta tv ou jornal dela, mas por obrigação o taxista deveria saber, isto pq fica no centro da cidade.

Ótima história.

Vai de Táxi! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vai de Táxi! disse...

Paulo Cheng,
mora em Olinda? primeiro queria dizer que o carnaval dai é bom demais viu. Adoro. Tava ai esse ano.
E sobra a contax, ali proximo a Católica, todos os outros taxistas sabiam, menos esse que ficou dando voltas comigo por Recife, sem saber onde era. =/

Mas enfim, o bom é que me rende post pro blog. =D

Tamára Roots disse...

Meu primeiro carnaval em Recife foi esse ano, e voltei com a mesma impressão: eles não conhecem a cidade, ou não sabem informar. o que é pior.
p.s: o carnaval é perfeito.

Pseudo Universo disse...

HAHAHAHAHA TENTE PEGAR UM TAXO MEIO BEBADO NO CENTRO DE SP, coisa q apé dava 10 min de taxi te da uns 20 reais!

Paulo Bono disse...

Se fudeu, moleque.

Unknown disse...

sabia q essa ida a Recife iria render uma história boa! ;)

Clau Souza disse...

Hehehehehehe.. Mas não foi só esse taxista... foram TODOS.

Ugo B. Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ugo B. Mello disse...

Também tive a impressão que as pessoas em Recife não sabiam informar direito onde eram as coisas. Isso foi recorrente nessa nossa viagem de carnaval.

Mas, claro, isso não faz perder nem um pouco do brilho de Recife/Olinda! Fui a primeira vez e foi bom demais!! Comoção coletiva pela alegria define! ;)

Ano que vem, se der, volto!! Rsrs..

Anônimo disse...

Meninoo, dar uma olhada no google pra saber os destinos é bom, viu? Com r$17,50 tu ia pra Boa Viagem, haha!

Olivia Mendes disse...

kkkkkkkkkk' adorei *-*

Unknown disse...

legal pakas em ^^
http://www.papodebuteco.log7.net/

comenta la

paradigmas universal disse...

NOSSA IMPRESSIONANTE

ॐ Ingrid Souza e Aline Udovic. disse...

Enfim, seguindo, segue tambem?
http://enfiimnos.blogspot.com
E se der, comenta, se asim como eu acha que alguns tipos de preconceitos são totalmente sem nexo e sem moral alguma.
http://enfiimnos.blogspot.com/2011/03/no-hipocrisy-please.html
obgd ;*

Menino Louco disse...

mto legal,parabens pelo blog ele esta otimo.

Anônimo disse...

Sou carioca, encontrei esse blog numa pesquisa e aproveito para compartilhar experiência do meu primo, recifense, no Rio de Janeiro na última semana. Resultado: Safado (e metida a esperto) tem em tudo quanto é lugar.

http://www.bodega.blog.br/anacronicas/a-verdadeira-historia-do-sumico-do-celular/

Abraços,
Loscar

Indianara disse...

seguindo seguindo seguindo. xd

~~~~ disse...

;O sério?
quem quem? xDD

Vai de Táxi! disse...

"~~~~"

Não entendi...
¬¬

Branca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Branca disse...

eu sei onde é a Contax.

UAHSUHAUSHUAHS...
foi bem massa isso aew. ri mt. [ com aquele sotaque pernambucano.]

seguindo..=*

Indianara disse...

Na verdade não sou de Campina, mas tô morando aqui por causa dos estudos D:

Quem que você conhece daqui? xd

;*

Indianara disse...

nhaaa ;D
ahauahua
prontinho, te adicionei
depois não venha lamentar quando te encher o saco xD ahuahaua

;*

Unknown disse...

Olá, gostei do blog...
Estou te seguindo com 2 contas diferentes (google e twitter) se quiser faça o mesmo, assim conseguiremos mais seguidores...

http://temtudomega.blogspot.com
O melhor blog de dicas e downloads da web

Anônimo disse...

- asuhasuhauhsuhauhsuah.. vc n perguntou pra mim.

- me seguiu?? o.O certeza??

beijOs'

Diego! disse...

tenho certo preconceito com taxistas!

até

bia santos disse...

Abandonou o blog? Saudades de você Gustavo...

Raíssa Rabello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raíssa Rabello disse...

genteeee... eu poquei de tanto rir aqui!
Qd eu morava em recife era fudida de grana e talz... aí usava aquele velho método de perguntar pro motorista em que ponto q eu saltava né?
o final da história vc já deve saber: eu sempre andava a pé tipo... o dobro do q já tinha andado de buzu pra conseguir chegar no caraleooo do lugar!

mas agora já tô ligada. ninguém mais me enrola.


p.s: os pernambucanos botam p fuder qd sacam q somos baianos.kkkk

bia santos disse...

Mano, cadê você???